A fauna riquíssima encanta por lá. Se o sonho é ver de perto os animais da Amazônia em seu habitat, a reserva é o lugar perfeito.
De acordo com o Instituto de pesquisa e preservação Mamirauá, dentro da reserva vivem e podem ser observados 580 espécies de peixes, 377 tipos de aves, 105 diferentes répteis e anfíbios e 51 espécies de mamíferos.
Os jacarés-açu estão em casa e agem como tal, estão por todos os lados e bem à vontade. Você os vê desde cedo descansando por todos os lados logo ao acordar e abrir sua janela do quarto até a hora de dormir. Quando digo que são muitos, não estou exagerando. O convívio com os animais é tranquilo , eles ficam na água e não sobem nos flutuantes e barcos.
Os apaixonantes botos de água doce são outros animais incríveis da Amazônia. As espécies do Boto-cor-de-rosa e do boto Tucuxi vivem juntas e são facilmente avistadas nos passeios de canoa. As aves de todas as cores e espécies chamam atenção de dia e de noite.
E o imenso peixe das águas amazônicas Pirarucu? Tem aos montes na reserva. É só parar um segundo para observar as águas que você já logo escuta o ‘bafo’ do animal saindo da água para respirar e na sequência o salto barulhento dele caindo de volta na água. Os peixes enormes e pesados fazem um barulhão que assusta no início.
Agora, os macacos são a grande atração da reserva. Existem diversas espécies por lá e aos montes, como o Macaco Prego, Bugio ou Guariba e Macaco de Cheiro, mas a estrela é o macaco Uacari-branco.
O Uacari é um macaco amazônico branco, peludo no corpo todo, cauda curta e com o rosto pelado e bem vermelho. O animal causa admiração e atrai pessoas do mundo todo para a reserva que vem em busca de observar o Uacari. Em uma de nossas trilhas tivemos a felicidade de observar um bando deles.