Comunidade Mamirauá

Descrição

A COMUNIDADE RIBEIRINHA BOCA DO MAMIRAUÁ

Em toda a reserva estão instaladas 151 comunidades ribeirinhas ao longo dos rios. A maioria delas está aberta para receber os turistas que desejam conhecer um pouco de sua rotina e vida tão integrada com a natureza.

Uma delas é a Comunidade Boca do Mamirauá. No local moram 120 pessoas em 20 casas e vivem basicamente da pesca e agricultura. O transporte mais usado por eles é o barco, é com eles que conseguem se deslocar por toda reserva e ir para a cidade mais próxima, Tefé, quando necessitam de algo por lá. Na comunidade funciona uma escola e uma igreja evangélica.

Dentro da comunidade existem algumas opções de trilhas pela mata e passeios de canoa para avistar os animais pelo rio.

Um dos moradores da Boca do Mamirauá é o senhor Ari Cavalcanti Martins, ribeirinho de 51 anos que recebe os visitantes no local e atua como guia mostrando sua comunidade. “A gente fica feliz de poder mostrar um pouco de nossa vida, dividir nossos costumes de alimentação e de poder interagir com os visitantes”, disse Ari.

E a comunidade interage mesmo. Ao caminhar pelos caminhos de grama da comunidade logo aparecem diversas crianças querendo conversar, adultos convidando para conhecer suas casas, outros te chamam para sentar na porta da casa e ouvir o Senhor Ari tocar seu violão. É uma experiência muito válida e que fica guardada na cabeça e no coração de quem passa por lá.

  • PayPal
  • Cartão
  • PIX
  • Dólares
  • Euros
  • Real

    Nubank instituição de pagamento S.A. 260
    Agência: 0001
    Conta Corrente: 67570567-1
    Chave pix para pagamento CNPJ:22876739/0001-02